A Croácia é um país com uma história longa e cheia de fatos históricos. Palco de guerras, conquistas, invasões… Contudo cenário do desenvolvimento da olivicultura em um ambiente quase isolado, onde foram preservadas árvores muito antigas e ainda produtivas.
O país teve sua independência reconquistada em 1.991 após a dissolução da Iugoslávia, país criado após a Segunda Guerra Mundial sob a Tutela da extinta URSS. A Iugoslávia foi criada com a “fusão” da Sérvia, Croácia, Montenetro, Bósnia e Herzegovina, Macedônia e a Eslovênia.
É um país cheio de lindas paisagens. Tem sua história ligada ao desenvolvimento da civilização, cuja ocupação de território começou na pré-história, mais especificamente no Paleolítico pelos neandertais: Vestígios arqueológicos são encontrados por toda a Croácia oriundos das eras Neolítica e Idade do Cobre (-3.300 a -1.200) sucedida pela era do bronze (-3.300 a -700) e ferro (-1.200 a -1.000) a.C..
Observações:
As idades dos metais são superpostas, logo uma não sucede a outra em sequência imediata.
Moisés viveu na idade do cobre (1.592 a.C.-?- e morte 1.472 a.C.), que citou as oliveiras como símbolo de paz, sabedoria, vitória, fertilidade, bem como poder e pureza.
Na idade do Ferro as oliveiras chegaram às ilhas de Chipre, Creta e ao Egito, logo é de se supor que as oliveiras tenham chegado um pouco depois na Croácia, pois esta se encontra um pouco mais distante dos países que provavelmente forma o berço da Olivicultura. Outras outras fontes citam que as oliveiras teriam chegado ao Chipre e aos outros países mais cedo. Conforme citamos na história da oliveiras em Chipre:
… durante o período neolítico, ou seja, 7.000 – 3.000 a.C.. Esse período coincide com o início da ocupação d ilha por seres humanos, datada entre os anos de 8.200 e 3.800 a.C.. Contudo somente no final de 1.600 – 1.100 a.C. (meio da era do Bronze) começaram a ser mais cultivadas.
A continuação deste conteúdo é exclusiva para assinantes
Continue lendo com uma assinatura
A Olivapedia reúne análises aprofundadas, artigos exclusivos e material técnico sobre azeite e oliveiras.
Deixe seu comentário