Quem somos

Olá!
Somos Carolina e Mauro.

A Olivapedia nasceu da nosso fascínio pelas oliveiras, por azeites e por tudo o que envolve este mundo. Nossas primeiras oliveiras, carinhosamente batizadas de Olívia e Olívio, foram compradas em 2015, apenas com função ornamental para o jardim de nossa casa, quando ainda nem pensávamos em aumentar o tamanho dessa brincadeira. De lá pra cá, compramos um sítio na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, Olívia e Olívio ganharam uma nova casa (muito mais agradável) e, em 12 meses, dobraram de tamanho. Depois deles, já adotamos mais 42 mudas (todas devidamente batizadas), de diversos cultivares, plantadas no final de 2017. Nesse pequeno olival (que pode aumentar um pouquinho mais a qualquer momento), pretendemos fazer muitas experiências e, quem sabe, no futuro, extrair nosso próprio azeite dentro de alguns anos.

Este site, Olivapedia, foi criado para concentrar todas as informações que temos coletado sobre cultivo, cultivares e história das oliveiras, bem como a colheita das azeitonas, a produção de azeites pelo mundo, a produção de azeite extravirgem no Brasil – que vem crescendo nos últimos anos e merece ser divulgada -, além de diversos outros tópicos ligados ao tema das oliveiras. Nosso objetivo é criar uma grande enciclopédia online com as informações que vamos pesquisando e levantando ao longo do tempo.

O mundo das oliveiras é extremamente abrangente, interessante e apaixonante. Quanto mais pesquisamos, mais descobrimos o quão pouco ainda sabemos.

[...]As azeitonas, como as uvas, são essenciais em qualquer estilo de vida que mereça ser vivido. Mas nada se pode ver à luz de lâmpadas de vinho, não se pode massagear as têmporas de um amigo com suco de uva ou aquecer a casa com parreiras.[...]

Mort Rosenblum

https://olivapedia.com/
SpanishItalianGreekFrenchEnglishPortuguese
error: Conteúdo protegido! Exclusivo Patreon Frantoio!