Continuação do “Acredite se quiser…

38 – A Itália é o país com o maior número de cultivares registrados. Tanto a Itália quanto a Espanha destacam-se dos demais países, sendo que a diferença já é muito sensível desde o terceiro colocado: França. Os números demonstram a importância da cultura durante o Império Romano, não apenas na Itália, como também na Espanha. Durante a ocupação do Império Romano na Espanha, a olivicultura recebeu um impulso enorme, tornando-se o principal território dominado no fornecimento de azeite ao Império. Esse “empurrão” resultou nos resultados que a Espanha detém por décadas: país com maior produção de azeite e azeitona de mesa do mundo.

distribution of cultivars by countries
Distribuição cultivares por países

Correção: O número de cultivares registrados na Grécia é de 52

39 – É de conhecimento de todos, a azeitona é uma drupa muito amarga devido ao seu baixo teor de açúcar (em  média 3%) e ao componente fenólico oleuropeína. Apesar disso existe uma variedade grega conhecida como Thrubolea, produzida principalmente nas ilhas de Tasos e Creta, cujo consumo em natura, do pé, é “possível”.

Thrubolea em diversos estágios de amadurecimento

40 – Oliveiras que não produzem olivas (azeitonas) podem ser uma vantagem! Para quem pretende apenas utiliza-las de forma decorativa, é possível escolher cultivares que não causarão transtornos a limpeza dos pavimentos e jardins. As variedades podem ser conhecidas em “Oliveiras Infrutíferas

41 – Caso as oliveiras sejam deixadas a própria sorte na natureza por longos períodos, mesmo tendo feito parte de um pomar cuidado, readquirem características de rusticidade típicas das variedades silvestres. Ou seja: “parecem” pular entre subespécies de Olea europaea sativa (forma cultivada) para Olea europaea sylvestris (forma selvagem).

42 – O ovo e a azeitona de mesa:
Em alguns locais, em especial na Espanha, na região de Málaga, as azeitonas depois de colhidas são divididas – cortas para facilitar o tratamento e colocadas em salmoura. A concentração de sal nessa salmoura é baseada no que é conhecido como “teste do ovo”. O teste consiste em fazer um ovo de galinha boiar na água com a adição gradual de sal no recipiente onde as azeitonas de mesa serão colocadas para tratamento.

43 – O cultivar Aloreña foi o primeiro com destinação a “azeitona de mesa” espanhola a receber DOP – Designação de Origem Protegida pela UE – União Europeia em 2012.

A continuação deste conteúdo é exclusiva para assinantes

Continue lendo com uma assinatura

A Olivapedia reúne análises aprofundadas, artigos exclusivos e material técnico sobre azeite e oliveiras.

BRL 16,30 / mês

Cancele quando quiser