O compasso é a definição da distância entre as árvores em uma fileira e a distância entre essas fileiras.
Por exemplo: Plantando-se uma árvore em linha a cada 5 metros, e mantendo-se o afastamento entre as linhas (fileiras) de 6 metros o compasso seria de 5 X 6. Ou seja: Cada árvore ocuparia 30 m² de área, sendo possível plantar-se 333 árvores em um hectare (Ha) = 10.000 m².
A vantagem da plantação em um baixo compasso refere-se otimizar o uso do terreno e os recursos de plantio, cuidados, poda e colheita. Mas gera custos relacionados a fertilização e, dependendo da região, necessidade de irrigação.
O porte das árvores
Dependendo dos cultivares selecionados, não é viável manter as árvores com uma altura muito baixa. Tanto é que as plantações intensivas e superintensivas, em “sebe”, têm optado por cultivares de baixo vigor, e até mesmo criado novas variedades de baixo porte, mas com alta produtividade. É o caso de Skitita.
Árvores com maior vigor, como normalmente são as com produção destinada a azeitona de mesa, não se adaptam a uma plantação em sebe, como por exemplo: Arauco, Ascolana Tenera, Azapa, Cordovil de Castelo Branco.
As plantações de compasso baixo, quando não voltadas a produção intensiva, apresentam diversos problemas, pois são árvores que vão receber menos sol, ficam menos areadas e mais susceptíveis a doenças. Sem falar nos galhos que ficam entrelaçados prejudicando a floração e colheita.
Profundidade do solo X Enraizamento
Alguns solos, principalmente em regiões montanhosas, possuem uma estreita camada de terra, muitas vezes já com rochas, e mais profundamente um leito de rochas que acompanham o perfil do terreno.
Consideremos, por exemplo algumas árvores do cultivar Ciliegino que possui um enraizamento muito alto. As mesmas plantadas em um terreno “raso” e em um baixo compasso, facilmente terão suas raízes “entrelaçadas”. Apesar de não chegar a ser um problema, uma maior atenção quanto a disponibilização de nutrientes será necessária, bem como irrigação em regimes de sequia prolongados.
Um visão geral quanto aos métodos
– Olival Tradicional: As árvores são plantadas com espaçamento de 7m x 7m. Em alguns em espaçamento até maior (8m x 8m, 7m x 9m).
Há relatos de olivais com 12 m x 12 m, por exemplo cultivar Galega Vulgar em Portugal.
No compasso de 7m x 7m a quantidade de árvores por hectare (10.000 m²) fica no máximo em 204 árvores. Quanto maior o espaçamento menor a quantidade de árvores. No caso do espaçamento de 12m x 12m o máximo será de 69 árvores por hectare.
São plantações que podem ser mantidas em sequeiro ou regadio (com ou sem irrigação). Em áreas de baixo volume de chuvas a irrigação pode significar quase 50% a mais de colheita.
Esse sistema ainda trás a vantagem de maior volume por árvore e longevidade de produção de cada árvore.
Hoje no Brasil muitos agricultores estão remanejando suas árvores para compassos maiores que os eram difundidos como bons no início os anos 2.000. O aprendizado trouxe que para colheitas manuais, ou mesmo semi-mecanizadas com derriçadeiras, não compensa “economizar” terreno.
Oliveira de vigor médio, pendular e alta densidade
– Olival Intensivo – Diversas configurações de compasso podem fazer com que a densidade por hectare seja de 300 a 600 árvores. Por exemplo, de 8 m X 4m a 5m X 3m.
A irrigação é um fator de preocupação dependendo da região da plantação.
A produção por indivíduo é menor que do método tradicional, mas no total por área é maior.
Essa configuração pode impactar na isolação de cada árvore, que é indicada de 2.500 horas por ano, pois como as copas podem se “cruzar”, essa isolação ficaria prejudicada. Também dificulta a colheita, principalmente se executada de forma manual.
– Olival Superintensivo – Árvores plantadas em sebe, com no mínimo 900 árvores por hectare, e em casos extremos mais de 2.000 árvores.
Podem ser fortemente afetadas pela falta de água, geram baixa produção individual. Normalmente menos de 10Kg por árvore, mas é muito viável no cultivo massivo quando a intensão é a produção industrial de azeite.
Não faz sentido se tratamento do olival (poda, adubação e colheita) não for totalmente mecaniza.
Relata-se que as árvores plantadas nesse sistema mantêm-se produtivas até os 20 anos de idade. Depois devem substituídas, ou gravemente podadas, o que não é econômico devido ao tempo de recuperação. A fertilização é um fator crítico nesse tipo de cultura.
Plantação superintensiva. Foto cortesia de www.elolivarsuperintensivo.com y www.agromillora.com
Produtividade nas plantações em SEBE
Os números abaixo referem-se a resultados obtidos pela empresa TODOLIVO (http://www.todolivo.com) até a safra de 2017.
Os dados são médias de plantações na Espanha, França, Marrocos, Portugal e Tunísia. Logo a importância da irrigação.
Os recordes obtidos por hectare até então são:
- Azeitonas: 21.580 Kg
- Azeite extra virgem: 3.534 Kg
António Santos
26/12/2024 10:18Bom dia. Gostaria de saber se num lote de prédio que possuo que está implantado num terreno com aproximadamente 45% inclinação seria possivel implantar algumas oliveiras em produção intensiva, oliveiras de pequeno porte eventualmente com rega e sem provocar danos no prédio com raízes.
Com os melhores cumprimentos
António Santos
MAURO JOSE DE MENEZES
26/12/2024 15:48Olá Antônio. Tudo bem? A inclinação não seria um problema, principalmente se o prédio estiver a montante. Seria interessante fazer pequenos platôs para cada muda. Lembro que o cultivo intensivo demanda não apenas água, mas uma adubação adequada, bem como poda.
Os demais requisitos, como sol, faixa de temperatura, polinização você pode encontrar na Olivapedia.
Quanto as raízes, os cultivares de porte pequeno, e até os de porte médio-baixo, como a Arbequina, não possuem raízes “agressivas”. Na verdade, as oliveiras de maneira geral não têm essa característica. Dentre as árvores que possuem sistema radicular expansivo e agressivo, temos o Salgueiro, o Ficus Elastica e Bejamin, Framboyam, Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia, GuapuruvuGuapuruvu, Manga, Abacate, Jaca, dentre outros.
Fico a disposição e na expectativa que assine nosso blog pelo Patreon.