Depende de diversos fatores, mas nunca antes de 3 anos. A maioria somente após 5 anos. Mesmo que uma oliveira que apresente uma produção precoce, o auge de sua produção ocorrerá em trono dos 10 anos. A partir do 50º aniversário ela “tende” a reduzir sua produção. Estamos falando de oliveiras do cultivo tradicional, e não intensivo e superintensivo, pois essas não chegam nem perto disso. Existem oliveiras extremamente produtivas muito antigas, com mais de 100 anos, mas segundo a literatura isso é exceção. Particularmente não acreditamos…

Ouvimos relatos de árvores frutificando com 2 anos após plantadas, contudo a verificarmos melhor, tratavam-se de oliveiras com mudas super desenvolvidas antes do plantio.

Principais fatores:

Outro ponto importante é considerar o equilíbrio entre copa e sistema radicular. Uma árvore desequilibrada gastará muita energia tentando se equilibrar, ou seja: tentando fazer sua copa crescer, ou aumentando / recuperando suas raízes para busca de nutrientes.

Liked it? Take a second to support Olivapedia on Patreon!
Category: Oliveira - Olive tree
Tags: Azeitona, Oliveira, Produção
  • Alzira disse:

    Boa tarde.Moro na Espanha e temos pés de azeitonas de até 500 años.Os de minha casa tem 70 anos.

  • Pedro Domingues Goi disse:

    Olá. Tenho duas oliveiras Arbequina de 5 anos, plantadas a cerca de 3m de distância entre elas, também nunca floresceram nem deram frutos. Moro em Porto Alegre RS. Alguma dica ou é só esperar mesmo? Obrigado e parabéns pelo site.

    • Oi Pedro. Tudo bem?
      Obrigado pelo elogio ao blog. Sabemos que temos muito a melhorar, tanto na revisão dos textos como na parte de design.
      Quanto às suas olivieras. O primeiro ponto é a qualidade da muda que você plantou, considerando que tenha sido de um fornecedor confiável os próximos dois pontos princiapis são:
      1) Solo. Nosso solo é muito diferente do solo onde as olivieras são nativas. Falta magnésio e outros nutrientes, mais o mais importante é que é muito ácido. Caso ainda não tenha aplicado calcário e corrigido a acidez, ideal para as oliveiras é em torno de Ph=6,5, sugiro que o faça com o cálcário dolimítico (com magnésio), aí vocâ já mata dois coelhos (coitados dos coelhos) com uma cajadada só. O ideal é a “neutralização” do solo bem antes do plantio, pois a incorporação do cálcário a uma profundidade maior pode ser complicada. Tente cavar círculo a uns 50/100 cm de cada oliviera e misturar BASTANTE calcário. Se a terra estiver muito ácida (4,5 a 6,0) pode começar com uns 10Kg por árvore. Outra opção é o gesso agrícola, mas vamos deixar isso para outra conversa.
      2) Temperatura. A despeito do que pensa a maioria dos brasileiros, conheço Porto Alegre e sei que tem sido um terra cada vezmais quente. Veja: https://olivapedia.com/plantio-parte-i-requisitos-do-local/ Uma condição importante é o frio. Tem de ocorrer, pelo menos 200 horas abaixo de 12 graus célsius.
      PORTO ALEGRE DADOS CLIMATOLÓGICOS PARA
      Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
      Temperatura média (°C) 24.8 24 21.8 18.6 15.8 14.7 14.9 16.3 18.2 20.5 22.7 21.6
      Temperatura mínima (°C) 20.1 19.5 17.4 14.1 11.5 10.3 10.6 11.8 13.2 15.4 17.4 16.9
      Temperatura máxima (°C) 29.6 28.5 26.2 23.1 20.1 19.2 19.3 20.8 23.2 25.7 28.1 26.3
      Ou seja: É um fator bastante importante e provável como problema, pois o frio deve ser constante, e não apenas nr de horas, isso por que a árvore precisa “hibernar”.
      Outras questões importantes são: Drenagem, as olivieras precisam de solos bem drenados, mas isso perceberia no aspecto geral das árvores. Índice de Sódio: Porta Alegre tem naturalmente um índice de “Na” alto.
      Resumo: Seria bom fazer uma análise de solo.
      Boa sorte e abraços.
      Sugestão: Apoie a Olivapedia através do http://www.patreon.com/olivapedia.

  • Marcos disse:

    Eu tenho uma muda de Oliveira mas não desenvolve já tem um ano com ela e tá dando tamanho

    • Olá Marcos, tudo bem?
      As oliveiras são realmente lentas, alguns cultivares mais ainda, e “hibernam” no inverno.
      Tirando a ansiedade de vermos as árvores crecendo, verifique algumas coisas:
      1 – Acidez da terra. De preferência o PH tem de estar entre 6 e 7,5. No Brasil, devido as chuvas, o solo normalmente é ácido, então se não puder fazer exame da terra, aplique de 2 a 5 Kg de cálcario dolomítico umas duas vezes por ano.
      2 – As oliveiras não gostam de solo úmido, que acumula umidade. Ele deve ser drenado. Como você não passou muitas informações, suponho que ela esteja plantada no chão. Faça uma buraco no chão ao lado (cuidado com as raizes) e verifique se há muita umidade.
      3 – Pode ser um problema de falta de nutrição. Não gosto muito, mas em todo caso aplique NKP 10-10-10, uns 500 g LONGE do caule.
      Bem, além disso só tendo mais informações.
      Abraços e boa sorte.

      • Elizeu disse:

        Comprei uma muda de Oliveira na Leroy Merlin ,vão completar 7 anos e nem flor dá. Porque? As explicações dadas até agora não me convenceram.

        • Elizeu, qual o cultivar (variedade) da oliviera? Onde ela está plantada (município)? Está na terra ou em um vaso?
          O que a Leroy alegou?
          Essas são informações importantes iniciais.
          Estamos a disposição.

  • Edna disse:

    Quero saber mais

  • Carmen disse:

    Minha Oliveira nunca deu flores nem azeitonas,ja tem uns 10 anos.porque?

    • Olá Carmem.
      Vamos tentar listar as causas das menos para as mais prováveis, considerando que a árvore que você tenha seja realmente uma oliveira. Algumas espécies “Olea europaea” não são as Oliveiras, sativa ou silvestre que costumamos cultivar. Vide: “Variedade ou cultivar?
      Menos provável: Você tem uma oliveira que não produz azeitonas. É apenas decorativa. Explicamos sobre elas na publicação “Oliveiras Infrutíferas
      Pouco provável: Mesmo sendo um cultivar que produz azeitona, sua ancestralidade, ou seja: a árvore matriz e o método para criação da muda pode ter criado um indivíduo pouco ou totalmente improdutivo. Também abordamos essa questão na publicação “Diferenças da muda clonada para produzida a partir do caroço…
      Ainda pouco provável: A árvore está doente. Acredito que teria observado, salvo o problema esteja abaixo da terra.
      Provável: As condições da terra (nutrientes) e/ou clima não possibilitam a floração. Como exigência as oliveiras tem um tempo necessário de frio abaixo de 12 graus centígrados e ensolação por ano mínima. Outras condições tem de ser observadas. Vide: “Plantio – Parte 1: Requisitos do local“.
      Então, sem ver a planta e conhecer o local é difícil imaginar todas as causas. Mas existe um problema que não é possível: ser um cultivar que precise de polinização cruzada para produzir. Ser um cultivar auto estério. Caso fosse, pelo menso as flores apareceriam.
      Ficamos a disposição, sugerindo ajudarnos assinado como Patron nosso blog:
      Torne-se um Patron.
      https://olivapedia.com/wp-content/uploads/2020/06/Popup-entrada.jpeg

  • Cristina ibaba disse:

    Ola,tenho uma oliveira há 5 anos.
    Nunca produziu!
    Moro.na região de Campinas,Sao Paulo.
    Alguém poderia me explicar o.motivo dela não.produzir?

    • Olá Cristina. Podemos considerar algumas questões…
      A Oliveira é uma planta resistente, mas que para florir e produzir azeitonas é semelhante a várias outras de clima temperado com exigências mínimas de frio (horas por ano).
      Outro ponto é a origem da muda que você comprou, bem como o cultivar. Dependendo do cultivar, as flores só se tornam azeitonas com a polinização cruzada com outro cultivar. Mas se você comprou no CEASA de Campinas, a chance de ser uma planta boa para ornamentação, mas ruim para produção de azeitonas, é muito alta.
      Existem outras questões, como tipo de solo, quantidade de sol, etc.. Em nosso blog, na seção “Cultivo”, você encontra todas as dicas.
      Para uma consultoria mais detalhada, bem como ajudar ao blog com novas publicações, lhe convido a assinar o PATREON.
      Obrigado.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − quinze =

    Liked it? Take a second to support Olivapedia on Patreon!