As três oliveiras dessa publicação, além de francesas possuem menor importância econômica, ou seja: são cultivares restritos a poucas regiões, normalmente apenas uma. Mesmo que com qualidades e características particulares, pouco despertou o interesse para expansão em outros países.

Um pouco sobre a produção de azeitonas e azeite na França

A França é o sétimo país produtor de azeite do mundo. No entanto, sua produção é muito baixa, cobrindo apenas 3,5% da demanda francesa. As áreas de produção de azeite na França estão nas regiões de Languedoc-Roussillon e Provence. “Le Var” é a principal, com uma extensão de 22% do total de oliveiras plantadas na França. Atualmente, possui 5 órgãos reguladores de Denominações de Origem Azeite Virgem Extra.

Para saber mais acesse: Oliveiras pelo mundo: FRANÇA – OLIVAPEDIA

Origens e regiões de cultivo

Origem

Cayanne – É originária no departamento de Bouches-du-Rhône e atualmente também cultivada e Var. Ambos departamentos da França.

Cayet roux – Origem no departamento de VAR no sul da França, e mais especificamente em Draguignan (Draguinhão em português). Trata-se de uma cidade do sul da França, no departamento de Var.

Cayon – Origem no departamento de VAR no sul da França.

Locais de cultivo por cultivar

Cultivation places
Locais de cultivo

Sinônimos por cultivar e região

Synonyms by region
Sinônimos por região

Principal uso

Recordando: É possível fazer como azeitona de mesa qualquer azeitona utilizada prioritariamente para a produção de azeite e vice-versa. O resultado pode não ser ótimo, mas normalmente o que direciona a utilização de um cultivar como azeitona de mesa ou para produção de azeite é seu teor de gordura (azeite), sabor e tamanho da polpa.

Os três cultivares dessa publicação possuem indicação de uso prioritário na produção de azeite, contudo encontramos para a Cayet Roux a indicação de produção de azeitona de mesa nas seguintes publicações:

  • Bonnet J., L’olivier et les produits de l’olivier. L’huile d’olive. Bibliothèque des connaissances utiles, 1924 – Vol: 4 Pages: 90-111. Librairie Baillière Paris
  • Bonnet J., Bonnet P., L’olivier. Huilerie d’olives et de graines. Encyclopédie des connaissances agricoles, 1946. Librairie Hachette Paris.
  • Charlet M., Observations sur le comportement au froid de certaines variétés et de porte-greffes d’oliviers en France. Inf. Oléic. Int. 1965, Vol: 31 Pages: 13-39.
  • Ruby M.J., Recherches morphologiques et biologiques sur l’olivier et sur ses variétés cultivées en France. Annales des Sciences Naturelles 1917, Vol: 20 Pages: 1-287.

Morfologia

Morphology
Morfologia

Características agronômicas

agronomic characteristics

Resistências Bióticas e Abióticas

Lembrando: Indicamos a resistência do cultivar e não sua susceptibilidade. Ou seja: 5 = Muito resistente e 1 = Muito pouco resistente.

Biotic and abotic resistances

Azeite – extração e características

Features - Olive oil

Painel de degustação

Cayet Roux sensory panel

Chat GPT – Seção experimental para comparação.

Cayenne:

“Peço desculpas, mas não encontrei informações sobre a “oliveira Cayanne”. Não há uma variedade de oliveira conhecida com esse nome e não está claro se você cometeu um erro de digitação ou se está se referindo a algo diferente. Caso tenha mais informações ou queira esclarecer, por favor, me informe e farei o possível para ajudá-lo.”

Cayet roux :

“A oliveira Cayet Roux é uma variedade de oliveira originária da França, mais especificamente da região de Var, no sudeste do país. Aqui estão algumas características dessa variedade:

  1. Produção: A oliveira Cayet Roux é uma árvore produtiva que produz azeitonas de tamanho médio a grande.
  2. Maturação: As azeitonas da Cayet Roux amadurecem tardiamente, geralmente em novembro ou dezembro.
  3. Óleo: As azeitonas da Cayet Roux produzem um azeite de oliva com um sabor suave e frutado, com notas de ervas frescas e um toque de amargor.
  4. Resistência: A variedade Cayet Roux é resistente a algumas doenças comuns das oliveiras, incluindo a verticilose.
  5. Clima: A oliveira Cayet Roux é adequada para climas quentes e secos, típicos das regiões do Mediterrâneo.
  6. Tamanho: A oliveira Cayet Roux é uma árvore de porte médio, com uma altura média de cerca de 4 a 6 metros.”

Cayon:

“Peço desculpas, mas ainda preciso de mais contexto ou informações para responder à sua pergunta sobre “Oliveira Cayon”. Não tenho conhecimento de nenhuma pessoa ou lugar específico com esse nome. Você poderia fornecer informações adicionais ou esclarecer melhor sua dúvida?”

Liked it? Take a second to support MAURO JOSE DE MENEZES on Patreon!
Become a patron at Patreon!