A Aglandau é a principal variedade utilizada na França para produção de azeite. Tradicionalmente o azeite francês é feito com azeitonas mais maduras, logo com uma cor mais dourada e mais suave – amanteigado.

Origem e tamanho da cultura

A Aglandau é um dos 8 cultivares que tiveram origem na França. Está disseminada por toda França, e em algumas regiões corresponde a 95% da plantação, mais precisamente nos Alpes da Alta Provença, Valchiusa, e em Bocche del Rodano ocupa apenas 15% da área destinada a olivicultura.

Sinônimos

Berruguet, Béruguette, Verdale du Vaucluse, Verdale de Carpentras, Plant d’Aix, Plant de La Fare, Airane, Argental, Blancal, Blanquette, Blanquet, Blancane, Faren, Glandaou, Luzen, Verdaou, Olivier Commun, Olivier Ordinaire, Olive Blanche, Olive Vierge, Oliva a Ghianda, Olivier A’ Fruit Blanc.

Características da Aglandau

Foto Véronique-PAGNIER

A Aglandau é um cultivar rústico, ou seja: resistente e bem adaptado a região onde se fixou.

Possui capacidade rizogênica média, assim como também apresenta uma produção e início de produção “média”. Mesmo sua produção sendo alternada (bianual) possui alta regularidade no ciclo. A alternância tem sido diminuída com podas bem realizadas.

Seu porte é também é médio com copa aberta e alta densidade da folhagem.

Seus pontos fracos em resistência são a cochonilha e a negrilha, e seus pontos fortes são a resistência ao frio e ao repilo, mas também possui razoável resistência a mosca da oliveira e a seca.

Por se tratar de variedade auto incompatível, precisa de outras variedades para que suas flores, que já são em baixo número, germinem.

Suas folhas

São lanceoladas, média, pequena, iponástica e de cor verde em cima e verde claro a amarelado por baixo.

O fruto – A azeitona

Peso médio, semi simétrico, pedúnculo no meio do fruto, parte superior redonda e inferior truncada. Possui muitas lenticelas pequenas. Fácil desprendimento do caroço.

Possui aproximadamente 20,4% de azeite.

Maior vocação

Foto autor K’m

Usualmente utilizada na produção de azeite, contudo também é utilizada como azeitona de mesa, até devido ao seu fácil desprendimento do caroço. Para mesa sua colheita ocorre com grau de maturação menor, ainda verde.

O azeite

Seu azeite é considerado de excelente qualidade e longa vida útil, o que representa bons níveis de polifenóis.

Principais percepções são: Doce> Picante> Amargo. Boa harmonia entre cheiro e paladar.

Quadro resumo

Liked it? Take a second to support MAURO JOSE DE MENEZES on Patreon!