Turgescência é o estado de um célula viva dilatada pela água entrada de água, e que se acumula em seus Vacúolos* ou Vesículas**. Ou seja: torna-se intumescida, por meio do aumento da pressão interna.

* O Vacúolo é uma organela presente nas células vegetais , pólens , células fúngicas e mais geralmente todas as células das diferentes linhas eucarióticas fotossintéticas e em certas células animais. Vacúolos são compartimentos delimitados por uma membrana ( tonoplastos ), preenchidos com água e contendo várias moléculas inorgânicas e orgânicas, como enzimas. O vacúolo não possui forma ou tamanho específico, sua estrutura varia de acordo com as necessidades da célula. O vacúolo difere da vesícula por seu tamanho e função, apesar das semelhanças em função.

A função e a importância dos vacúolos variam de acordo com o tipo de célula em que estão presentes. Em geral, essas funções estão ligadas a mecanismos de defesa (desintoxicação, proteção).

** A Vesícula citoplasmática é uma organela relativamente pequena, separada do citosol por pelo menos uma bicamada lipídica (semelhante à membrana citoplasmática ). Faz parte do citoplasma e circula no citosol, onde pode armazenar, transportar ou até digerir produtos e resíduos celulares.

 

Liked it? Take a second to support MAURO JOSE DE MENEZES on Patreon!
« Back to Glossary Index