Os vacúolos são componentes presentes em todas as células vegetais e em alguns animais (normalmente em tecidos adiposos), algas e fungos. Quando presente nas células dos animais são mais numerosos, contudo, representa uma fração pequena do volume celular. Já nas células vegetais seu número é menor, entretanto com volume que varia de 50 a 90% de toda a célula.

Observe o vacúolo de suco celular ocupando grande parte da célula vegetal
Imagem: brasilescola.com.br

São basicamente de 3 tipos:

  • Vacúolo de suco celular ou de armazenamento, ou simplesmente “vacúolo”. Sua função é de reserva de substâncias, especificamente na azeitona dos ácidos graxos e demais componentes do azeite.
  • Vacúolo contrátil: Além de armazenar substâncias, controlam a entrada e saída d’água por osmose. Esse processo, em algumas espécies, auxiliam no deslocamento com a propulsão por “jatos de água” via canais específicos. Presente em protozoários e em alguns organismos mais simples como os poríferos.
  • Vacúolo digestivos: Normalmente são esses vacúolos que estudamos no ensino fundamental. Eles realizam a digestão intracelular e estão presentes em protozoários e em células animais e humanas como os macrófagos.
Liked it? Take a second to support MAURO JOSE DE MENEZES on Patreon!
« Back to Glossary Index