Sítio situado a 1.500 metros de altitude no Sul de Minas na Serra da Mantiqueira. Lá encontramos condições adequadas para o plantio de nossas oliveiras. Por exemplo: Inclinação média do terreno entre 10° e 20° voltada para o norte, o que no hemisfério sul significa mais luz do sol. Terra sem excesso de material orgânico e com boa drenagem, frio necessário… Ou seja: característica edafoclimática perfeita.
VILA OLIVA
A Vila Oliva é o nosso laboratório, onde faremos as experiências e testes, levando em consideração tudo o que temos aprendido sobre o cultivo das oliveiras. Acrescentamos aquilo que julgamos ser correto dos “novos” e antigos pensamentos, bem como trouxemos para nosso sítio práticas agro florestais. Ao longo do tempo, compartilharemos no blog as novidades e descobertas que formos fazendo.
Estamos tratando nossas oliveiras da maneira mais natural possível. Até a aplicação de veneno para formigas cortadeiras é restrita a fora da área do plantio – onde utilizamos apenas métodos mecânicos de combate. Já chegamos a experimentar chumaços de algodão na base das mudas, para impedir que as formigas consigam acessar. Funciona bem, mas acaba se tornando inviável, pois deve ser trocado a cada chuva. A água compacta o algodão e este deixa de ser uma barreira natural para as formigas.
Um método conhecido há muito tempo por quem trabalha na roça, que é utilizar o próprio capim cortado como barreira para as formigas, acabou sendo mais eficaz, mesmo tendo que renovar a “barreira” de tempos em tempos.
Um dos nossos objetivos é a produção orgânica, respeitando a fauna e flora locais.
DESTAQUES
– Todos os pés são irrigados e fazemos controle de umidade resultante dessa irrigação. Veja nosso estudo sobre irrigação na Serra da Mantiqueira. O próximo lote de mudas não terá irrigação, acompanhando o que tem se praticado na serra da Mantiqueira, para podermos comparar a evolução no mesmo local e com tratamento análogo.
– Em várias árvores estamos cultivando leguminosas junto as oliveiras. Até agora, as que apresentaram melhor resultado foram o feijão guandu, verde e branco. O responsável por cuidar das árvores já colheu e cozinhou, mas sobrou o suficiente para o replantio após o inverno.
– A aplicação de calcário dolomítico nas três semanas que antecederam a plantação das mudas apresentou um resultado muito bom, pois o PH médio está em 7,2. Já iniciamos também a aplicação de esterco de bovino curtido e, até o final do ano, esperamos equilibrar o PH em 6,5.
AS PRIMEIRAS ÁRVORES DA VILA OLIVIA (2017)
- 05 Manzanillas de Sevilla
- 12 Koroneikis
- 05 Arbosanas
- 05 Coratinas
- 15 Arberquinas
Além dessas mudas, temos duas árvores que adotamos em 2015, Olívia (Koroneiki) e Olívio (Arbequina). Até o início de 2017, elas ficavam em vasos, em nosso jardim. Depois de transpladas para solo, na Mantiqueira, já dobraram de tamanho.
As mudas plantadas em dezembro de 2017, dependendo do cultivar, já chegaram a triplicar de tamanho (em maio de 2018). Entretanto, as plantadas em março de 2018 cresceram pouco, em função do plantio fora de época.
Agora é esperar a chegada da primavera.
Cláudia Letícia
11/06/2018 22:14Queridos Carol e Mauro,
Que emocionante ver este filho crescendo, concebido com tanto cuidado e amor. Estou verdadeiramente encantada pelo mundo que são as Oliveiras…. informações ricas e profundas. Desejo de coração que a Vila Oliva seja um sucesso, que as mudas plantadas com tanto amor deem frutos maravilhosos. Que a Olivia e o Olivio sejam os primeiros de muitos…. que ser uma das primeiras a provar do azeite maravilhoso que sei que produzirão.
Parabéns pelo lindo projeto de vida! Beijo no coração e todo sucesso para vocês
Olivapedia
12/06/2018 19:37Clau, querida! Muito obrigada! Estamos esperando vocês para uma visita e para degustar muitos azeites! Grande beijo!
Luiz Augusto Rossini
07/09/2018 15:15Qto a formigas, saúva e a quem-quem, experimentem essa forma de combate. Ao plantar a muda, coloquem uma garrafa pet ( so a parte central da mesma). Fiz isso em umas 1000 oliveiras. Garrafa pet de 2 litros ou 2 litros e meio, de preferencia lisa (fanta, guarana e etc) cortem o fundo (uns dois dedos) e o pescoço (uns 3 a 4 dedos). Depois enterrem uns dois /três centímetros em torno da muda. Cuidado a ser tomado, qdo chover limpar as garrafas, pois como espirra terra, serve de “escada” para as formigas.
Abs e sucesso ns suas oberservaçoes.
Luiz
http://www.azeiterossini.com.br
Olivapedia
04/11/2018 16:28Olá Luiz.
Primeiramente pedimos desculpas pela demora nessa resposta.
Agradecemos sua sugestão e principalmente a sua participação. Em breve publicaremos uma matéria onde pretendo utilizar sua dica de forma nomeada.
Muito obrigado e continue participando.
Abraços,
Mauro Menezes.
Carolina Fernandes
13/11/2018 19:30Olá Luiz.
Foi publicado hoje a sua sugestão para controle ao ataque das formigas:
https://olivapedia.com/doencas-e-pragas-parte-i-formiga-cortadeira/
Abraços,
Mauro.
REGINALDO QUINTELLA DE CARVALHO
04/05/2020 14:24Linda historia. Parabens a voces. Aqui estou comprando minha primeira Oliveira.
Vai ser uma Koroneikis.
Se tiverem alguma dica, podem mandar.
Abs
Reginaldo
MAURO JOSE DE MENEZES
04/05/2020 18:25Obrigado.
Nossa Vila continua crescendo e em breve faremos uma atualização.
Quanto a dicas, são tantas… Mas uma boa parte já está em nosso blog, principalmente na seção de “CULTIVO”.
Em caso de sugestão ou dúvidas entre em contato.
Abraços,
Mauro e Carol,
Olivapedia.
Beatriz de Carvalho Pereira
15/08/2020 09:47Parabéns pelo trabalho de vcs. Em que cidade estão? É possível visitá-los?
MAURO JOSE DE MENEZES
15/08/2020 15:41Olá Beatriz. Obrigado pelo seu comentário.
Infelizmente a Vila Oliva está meio parada, contudo esse mês estamos voltando a investir, e que sabe receber visitas em 2021. A Vila Oliva fica na Serra da Mantiqueira na cidade de Itamonte, bairro de Serra Negra.
Quanto a Olivapedia: estamos organizando visitas aos produtores para divulgar as ações voltadas a olivicultura e iniciar uma seção “Rota do Azeite”. Quem sabe possamos agendar com o Azeite Sabiá? Que tal?