Existe um ditado que diz “O Mediterrâneo acaba quando acabam as oliveiras”. Apesar de ser uma visão romântica, nesse caso não poderia ser mais verdade, pois o país tem parte do seu território banhado pelo Mediterrâneo e parte pelo Oceano Atlântico. É o país mais a oeste da África produtor de azeitonas e azeites.

Principais oliveiras do Marrocos

Apesar da Bouchouika e da Bouchouk serem importantes comercialmente no país, pouco existe documentado sobre elas, principalmente sobre a Bouchouika.

No total são 40 cultivares autóctones (nativos) no Marrocos, destacando-se em área cultivada: Picholine Marocaine e Meslala. Dessas duas, apenas a Picholine Marocaine possui o status de “grande importância”.

Olives of Morroco
Mercado de azeitonas no Marrocos

Além das duas acima, restam apenas nossas oliveiras tema dessa publicação.

Nomes e usos

Names and uses
Nomes e usos

Observação: A Argélia reinvindica a Bouchouk, sob nome de Bouchouk de Soummam, como sendo nativa de uma região do norte do país. Inclusive na Argélia existem mais dois cultivares conhecidos como Bouchouk: Bouchouk Guergour e Bouchouk Lafayette.

Áreas de cultivo

A continuação deste conteúdo é exclusiva para assinantes

Continue lendo com uma assinatura

A Olivapedia reúne análises aprofundadas, artigos exclusivos e material técnico sobre azeite e oliveiras.

BRL 16,30 / mês

Cancele quando quiser