Existem dois cultivares com nome de Ascolana. Uma delas, a Ascolana Terena, já teve uma publicação. Agora é a vez da “Dura”. Ao final dessa publicação mostramos em uma tabela resumo a diferença entre os dois cultivares.
O nome, tanto da Terena quanto da Dura, advêm de sua origem: Província de Ascoli a leste do território Italiano.
Origem e tamanho da cultura
Cultivar originário da região de Marche, mais especificamente da província de Ascoli Piceno, contudo encontrada em toda região e outros países, como Argentina e Marrocos.
Marche é uma região que fica a leste na Itália. Está entre os Montes Apeninos e o Mar Adriático. Sua capital é Ancona. Possui 1,5 milhão de habitantes em uma área de 9.401 Km², sendo que desta área 97,3% está sob risco de terremotos, ou seja 230 cidades. Terra de várias “celebridades” dentre elas 7 papas, do compositor Gioachino Rossini, do poeta Giacomo Leopardi, pintor e arquiteto Rafael Sanzio, dentre outros.
Área plantada e outras variedades da região.
Não existem informações seguras quanto ao plantio especificamente da variedade Ascolana Dura, contudo na região de Marche o plantio de oliveiras em 2014 correspondia a 7.421 hectares, um crescimento sobre o ano de 1998 de 5,7%. As outras variedades da região de Marche são:
VARIEDADE
USO
PROVÍNCIA PRINCIPAL
Nostrale di Rigali
Azeite e Mesa
Oliva grossa
Azeite e Mesa
Macerata
Orbetana
Azeite e Mesa
Macerata
Pendolino
Azeite
Piantone di Falerone
Azeite
Ascoli
Piceno e Macerata
Piantone di Mogliano
Azeite e Mesa
Macerata
Raggia
Azeite
Raggia
Azeite
Ancona
Dritta
Azeite
Frantoio
Azeite
Ancona,
Ascoli Piceno, Fermo, Macerata, Pesaro e Urbino
Deixe seu comentário