Observação: Essa publicação inicialmente era para o plano de negócios V2 Beta. Como liberamos uma nova versão como os ajustes solicitados, mas que não atrapalham a leitura dessa publicação, mantemos a mesma. O Título foi renomeado, mas onde se lê abaixo “V2 Beta”, favor considerar “V3”.

Muito obrigado, Olivapedia

Com essa nova versão do Plano de Negócio (Business Plan), a Olivapedia disponibiliza um sistema de suporte automatizado capaz de realizar diversas simulações.

É possível dimensionar o investimento inicial e os custos de manutenção e produção, considerando o retorno previsto, também parametrizável, através da escolha da destinação.

Detalhando um pouco…

O fluxo de imformações ocorre de maneira estrutrada a partir da definição do tamanho do olival, inclusive considerando árvores pré-existentes, seu compasso e investimentos iniciais.

Uma visão da navegação das telas

Navegação de telas
Fluxo do PN V.2-Beta

Ao longo das fases de planejamento e análise, vários atalhos são disponibilizados facilitando a inserção de dados, análise prévia de dados e ajuste dos parâmetros para um melhor resultado do negócio.

Além disso, os atalhos também estão colocados na tela de navegação auxiliar, já citada acima.

Suporte com informação

Ao longo do Plano, vários pontos de suporte são encontrados explicando, por exemplo, o que é bianualidade, quanto esperar de produção de cada oliveira, o percentual de azeite que cada cultivar produz, etc..

Um dos esclarecimentos ao longo o Plano de Negócio – Olival

Financeiro

Não poderíamos esquecer de taxas importantes que afetam qualquer negócio a longo prazo, como: Inflação, “Custo de oportunidade”(o quanto o capital investido renderia no mercado financeiro), previsão de aumento do azeite a longo prazo, depreciação e vida útil de bens, dentre outros.

Exemplo de alguns indicadores financeiros considerados

Fluxo de caixa

Depois de diversas parametrizações, que dentre outas coisas passam por rampa de produção de novas oliveiras, percentual de perda, percentual de redução pela bianualidade, mix de destinação de produção… É disponibilizada uma visão de fluxo de caixa em formato numérico e gráfico, podendo ser solicitada novas visões pelos patronos Frantoio. Solicitação essa que será avaliada.

Visão parcial do fluxo de caixa
Visão parcial do fluxo de caixa de forma gráfica

Liked it? Take a second to support MAURO JOSE DE MENEZES on Patreon!