O termo genérico “Repilos” refere-se a três micoses foliares da oliveira que têm em comum a desfolha e dessecação dos ramos das árvores afetadas e os ataques às oliveiras. Essas três doenças são:
- Repilo, propriamente falando, causado por Spilocaea olegina.
- Repilo Plumbeous ou Leaded (REPILO PLOMIZO) causado por Pseudocercospora cladosporioides.
- Antactnosis ou Azeitona ensaboada cujos agentes causadores são duas espécies do gênero Colletotrichum: C. acutatum e C. gloesporioides.
Repilo – Spilocaea olegina (Olho de Pavão): É uma doença causada pelo fungo Cyclocorium oleaginum que afeta principalmente folhas e frutos. Uma das suas vítimas mais frequentes são as oliveiras.
Essa doença também é conhecida como “olho de pavão”, devido ao formado que o fungo desenha na parte de cima das folhas. As manchas circulares de tamanho variável, e muitas vezes colodas e superpostas umas as outras, são facilmente identificadas como uma colônia de fungos. Sua cor é marrom escuro negro, às vezes rodeado por um halo amarelo. Na parte inferior os sintomas são mais tímidos com regiões escurecidas ao longo da nervura central da folha. A aparência varia conforme a estação do ano, sendo mais pronunciada na primavera e verão.
Afeta também o penduculo ou a azeitona já formada, provacando o murchamento e queda de ambos.
O intenso desfolhamento reduz a produtividade da oliveira que pode chegar a ficar totalmente sem folhas.
« Back to Glossary Index