« Back to Glossary Index

Nematódeos ou Nematoda são um filo de animais cilíndricos extremamente alongados.

Vermes cilíndricos, são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais.

O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.

Cosmopolitas, de vida livre, encontradas em ambientes aquáticos ou no solo, parasitas virtuais de todos os grupos vegetais e animais, e que se distinguem por possuir corpo delgado com forma cilíndrica quase perfeita e notável disposição radial ou birradial das estruturas ao redor da boca.

Resultado de imagem para nematódeos exemplos

Outros ainda vivem no organismo humano como vermes. São exemplos de espécies de nematelmintos os Ascaris lumbricoides (famosa lombriga), Ancylostoma duodenale, Wuchereria bancrofti, Oxyurus vermicularis e Strongyloides stercoralis.

São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.
Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e colagenosa. Possuem sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral.
Há movimentos laterais. Todos os nematódeos são unissexuados (animais dioico), ou seja, têm sexos separados — machos e fêmeas distintos. Em alguns, há até nítido dimorfismo sexual (o macho é bem diferente da fêmea). Não há estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Nem mesmo os espermatozóides possuem flagelos. Eles se locomovem por meio de pseudópodos, com movimentos ameboides.

Os nematódeos não possuem sangue, sistema circulatório nem sistema respiratório. Podem tanto serem aeróbicos quanto anaeróbicos. Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. Encontram-se em todos os habitats, terrestres, marinhos e de água doce e chegam a ser mais numerosos que os outros animais, tanto em número de espécies, como de indivíduos. Algumas espécies são microscópicas, enquanto a fêmea de uma espécie, parasita do cachalote chamada “Placentonema gigantissima” pode atingir 13 metros de comprimento.
Eram classificados, juntamente com outros grupos, no filo nemathelminthes (nematelmintos), hoje obsoleto. Recentemente, aclamou-se que os nematódeos são uma das três principais radiações de organismos multicelulares que têm produzido a maioria das espécies do mundo, sendo as outras radiações os insetos e os fungos (Gaston, 1991).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nematoda

Liked it? Take a second to support MAURO JOSE DE MENEZES on Patreon!
Become a patron at Patreon!
« Back to Glossary Index